terça-feira, 21 de julho de 2009

Lanche de Apresentação de Candidatura


Foram ontem apresentados os candidatos do Bloco de Esquerda aos órgãos autárquicos da Nazaré, com a presença de Francisco Louçã. As candidatas e os candidatos encontraram-se com apoiantes na marginal da vila, onde contactaram com a população, seguindo para um lanche na tasca Cova Funda.
Fábio Salgado deputado e candidato à Assembleia Municipal da Nazaré anunciou a determinação do Bloco em aprofundar a intervenção que tem tido nos órgãos para os quais elegeu representantes (Ass. Municipal e de Freguesia), bem como a vontade de “ter presença no executivo, para que as pessoas saibam o que lá se discute, que se saiba o verdadeiro estado do município e dos projectos em marcha”.
Acrescentou que tem “contribuido para que se discutam políticas ao invés dos disparates habituais”. Identificou alguns dos problemas da vila, como o abandono a que está a ser votado o Centro Histórico dizendo que “por oposição à construção abusiva que destrói dunas, enseadas, Reservas Agrícolas e Ecológicas, propomos a reabilitação e revitalização destas casas abandonadas, desta zona cheia de vida, desta zona autêntica”.
De seguida Jorge Ribeiro, professor de Ed. Física, candidato à Assembleia de Freguesia de Valado dos Frades lembrou que 4 anos atrás tinha sido pensada uma candidatura que foi amadurecendo. Hoje, diz Jorge Ribeiro, “juntaram-se algumas pessoas com noção da urgência de resolução dos problemas do Valado como o grande problema do desemprego e da anunciada Zona Industrial”. Recordou que “foram cortados vários hectares de pinheiros para a Zona Industrial mas sem haver solução à vista”. “Daqui a 20 anos lá estarão outros pinheiros”, ironizou.
Diz estar farto do “esquema do interruptor para cima ou para baixo: umas vezes PS outras PSD” e que é necessário “experimentar outra gente, outros modos, outras políticas”.
António José Peixe, reformado de Capitão da Marinha Mercante, é o candidato do Bloco à Câmara Municipal da Nazaré. Pretende “ser eleito para influenciar e alterar as decisões, para imprimir mudanças qualitativas na vida das pessoas”.
Encontra alguns problemas de solução “razoavelmente fácil que só não estão resolvidos por falta de vontade política”. O trânsito e estacionamento são questões fundamentais - “São necessários dois ou três parques de estacionamento periféricos, com transportes constantes para a Praia”.
Segundo António José Peixe, “reduzir ou eliminar o trânsito automóvel no centro da vila é uma prática habitual que se coaduna com o desenvolvimento sustentável, com a entrega do espaço público às pessoas”. O candidato acrescenta que “a Câmara Municipal tem de se centrar nas pessoas, não nas obras."

“A mobilidade urbana tem de ser uma preocupação constante, que olhe às necessidades das pessoas que cá vivem e que nos visitam”, defende.
A última intervenção foi de Francisco Louçã que saudou a candidatura nazarena subscrevendo a vontade de interromper a alternância da cadeira do poder que tem deixado esquecida a qualidade de vida das pessoas.
Numa sala com cerca de trinta pessoas o Bloco apresentou os cabeças-de-lista para as eleições de Outubro e anunciou estar a trabalhar num programa eleitoral concreto e de propostas realizáveis junto de pessoas especializadas em várias áreas de estudo.