quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Tempo de Viragem... Enquanto há tempo!



Serve este pequeno artigo como apresentação duma candidatura, que em Outubro próximo disputará órgãos autárquicos do concelho da Nazaré: Câmara e Assembleia Municipais e Juntas de Freguesia da Nazaré e Valado dos Frades.

São recorrentes as perguntas: porquê e só agora? Pois bem, as respostas são breves e facilmente entendíveis pelos munícipes. Porque o concelho da Nazaré deixou de estar no mapa pelos bons motivos. Porque há que acabar com aquilo que nós definimos como promiscuidade política dentro da vereação. Durante o último executivo vereadores houve que a meio do mandato mudaram de ideias para o Concelho, e, de partido político, passando a defender um programa que não foi apresentado durante a campanha e que os munícipes não escolheram. É a chamada Dança das Cadeiras a ser jogada à revelia dos eleitores que não foram tidos nem achados nestas jogadas puramente políticas e de promoção pessoal realizadas nas sombras, sem acção e/ou auscultação aos Munícipes, que se devem sentir enganados por serem governados por quem não elegeram, ou, cujo programa eleitoral não aprovaram nas últimas eleições. Em mais de vinte anos de executivos de Direita, os reais e sérios problemas por todos identificados que estão na génese do atraso deste concelho, não foram resolvidos, essencialmente por cobardia política, porque nós temos propostas sérias e soluções exequíveis para estes e outros problemas do Concelho. Porque queremos acabar com o medo instalado na nossa Juventude para segurar o emprego, bem como a subsistência das suas famílias, porque não desejamos voltar ao tempo anterior ao 25 de Abril que alguns felizmente não conheceram e outros parece que já esqueceram. O perigo espreita, por isso nós dizermos ENQUANTO AINDA HÁ TEMPO.

Só agora porque há disponibilidade de tempo para exercer a plena cidadania, porque foi possível reunir à volta de um projecto sólido e sustentado, gente jovem que quer ganhar o futuro e o dos seus, que não tem medo, que não se revê nesta política de direita que tudo promete e que nada cumpre, que ama o seu concelho e quer ver resolvidos os problemas que impedem o salto qualitativo que é imprescindível para que este concelho se volte a encontrar com o futuro.

Esta candidatura define-se como sendo de Ruptura, com o que de perverso e de má conduta política tem acontecido no concelho, com o estado de degradação a que chegou o Parque Urbanístico da Zona Histórica Centro e Norte, com o abandono a que têm sido votadas as zonas que não dão votação conforme (será coincidência ou castigo?). Saberás responder Sítio? Somos contra a construção desenfreada, sem benefícios para a população local. Somos contra o caos do trânsito, a falta de estacionamento, a falta de zonas de carga/descarga, bem como respectivos horários, bem como muito do que de mal se continua a fazer por cá e, o que de bem se continua a não fazer.

Pedimos a todos os munícipes que exerçam o seu direito cívico no dia 11 de Outubro, que estudem/comparem os programas apresentados, que se lembrem de quem vos anda a enganar há 30 anos e, do atraso em que nos encontramos relativamente às Autarquias do Distrito, quando partimos todos ao mesmo tempo do Ground Zero do desenvolvimento.

Devem votar no Bloco de Esquerda e nas nossas propostas, porque somos melhores, além de sermos diferentes, na forma de fazermos política, na forma de vermos o concelho, na forma de sentirmos a nossa gente, porque formamos uma equipa competente, de quem se vão orgulhar. Porque não temos rabos de palha, porque não estamos de conluio com quaisquer lobbies, porque queremos exercer o poder com as pessoas, não contra as pessoas, porque queremos devolver os passeios às pessoas retirando de lá os automóveis e as bicicletas. Queremos Mobilidade Segura, para toda a população.

Nunca nos irão ouvir maldizer as pessoas com cargos autárquicos, mas sim atacar Programas, falta de cumprimento dos mesmos, denunciar tudo aquilo que ultrapasse o bom senso, como essas ideias megalómanas de obras que farão da Nazaré um estaleiro nos próximos quinze a vinte anos, pondo em risco o futuro.

Publicado no Região de Cister.