Auditoria às contas da Câmara!

Para que se saiba quanto se gastou mal gasto. Para saber o que se pagou a quem. Não há razão para uma dívida de 40 Milhões de Euros!

Orçamento Participativo - Toda a gente decide! Quanto maior a participação, menor a corrupção.

Uma ferramenta essencial para devolver a política à democracia e à transparência. Com orçamento participativo, é a população que escolhe!

Faz, Discute, Participa!

Colabora com a campanha do Bloco - sugere, questiona, propõe! Queremos a participação de toda a gente, queremos a Nazaré democrática e participativa!

Jorge Ribeiro - deputado na Assembleia Municipal da Nazaré

Valadense, professor de Ed. Física e grande dinamizador cultural na região. Do Jazz ao Basquetebol, Jorge Ribeiro tem criado hábitos culturais e desportivos colectivos partilhando o seu prazer por estas áreas. Para a Assembleia Municipal da Nazaré apresenta propostas construtivas e mobilizadoras!

Frederico Teixeira - deputado na Assembleia de Freguesia do Valado dos Frades

Fundador da Associação de Agricultores "Cinco Rios", que ao fim de um ano conta já com mais de 60 formandos e sócios que ultrapassam as fronteiras da Freguesia e do Concelho. Interveio na Assembleia Municipal da Nazaré no anterior mandato. É deputado da Freguesia dinâmico e próximo da população, inovador e atento às necessidades do Valado.

sábado, 1 de março de 2008

Intervenção Inicial

Temos uma Câmara multicolorida. É governada por gente de vários quadrantes, eleitos com programas bastante diferentes, em candidaturas opostas. As diferenças vincadas na campanha eleitoral esvaíram-se como se esvaíu qualquer rumo na governação. Que tipo de acordo existe entre os actuais Vereadores? Quais foram as cedências e as escolhas?

Não sabemos.

Como não sabemos quais são os grandes projectos para a Nazaré.

Como pretendem aumentar o nível de vida das nazarenas e nazarenos? Que turismo quer a Câmara? Onde estão os espaços verdes e zonas de lazer? Que vai fazer em relação à falta de cuidados médicos e centro de saúde?

Não sabemos de políticas culturais, nem de planeamento de tipo nenhum. Muito menos após os “novos amigos” do Sr. Presidente integrarem o executivo.

O Bloco de Esquerda exige do Sr. Presidente da Câmara Municipal esclarecimentos sobre os destinos e escolhas políticas que a Nazaré enfrenta.

Gostava ainda de relembrar a Agenda 21 Local e alertar que será um fracassso se não se compreender que o desenvolvimento sustentável é prioritário para o bom desenvolvimento da região; que o orçamento participativo é uma ferramenta essencial para o exercício da democracia e cidadania, por isso é urgente a mobilização dos cidadãos da Nazaré.

O Bloco de Esquerda entende que o Sr. Presidente da Câmara deixou de conseguir governar há muito. Que é necessária uma nova dinâmica para a Nazaré que, entretanto, vai asfixiando...

Deixamos assim um pedido de esclarecimento e actualização acerca dos projectos estruturantes propostos por uma Câmara governada pelo PSD, PS e Grupo de Cidadãos Independentes (ou, pelo menos, eleitos nas respectivas listas).

BE Impede Privatização da Água


Em Assembleia Municipal dia 29 de Fevereiro 2008, o Bloco de Esquerda enviou para a Câmara (vulgo, chumbou) o Regulamento Municipal do Serviço de Distribuição de Águas, por este permitir a privatização e concessão a Entidades Privadas de Natureza Empresarial.
Todos os deputados de todas as bancadas concordaram, excepto Mário Sousinha, homem intimamente ligado às empresas. Diz o senhor que não gosta de "politizar" estes assuntos e que "as empresas são sempre bem-vindas". Esperemos que não venha um dia a ser nem cliente, nem dono de uma tal empresa de água.

O Bloco de Esquerda está vigilante e estará aqui para fiscalizar a acção da Câmara que está repleta de torpelias e enganos.
Mais, chega de "lavagem de roupa suja" na Assembleia. Quem não conhece, venha ver as queixas de uns e outros porque "aquele tem chave e eu não tenho!".