segunda-feira, 27 de novembro de 2006

NazareFM - Assembleia Municipal aprova referendo

A Assembleia Municipal da Nazaré aprovou, na passada sexta-feira, por maioria, a realização de um referendo sobre o feriado municipal de 8 de Setembro.

Segundo a proposta de Manuel Sequeira, eleito pelo Bloco de Esquerda, a população do concelho vai ser chamada a pronunciar-se se pretende o feriado municipal a 8 ou se a 3 de Setembro.

Os termos do referendo bem como a data e a pergunta que irá constar do boletim de voto vai agora ser estudada em sede da comissão permanente da assembleia municipal.

Quase um ano depois da apresentação da proposta, Manuel Sequeira insistiu na ideia alegando que PS e PSD foram na altura a favor de uma consulta popular sobre aquela matéria.

No entanto, a proposta não teve a unanimidade da assembleia municipal, e contou com os votos contra do Grupo de Cidadãos Independentes

“No fundo”, diz o deputado municipal, “o que está em causa é saber se a população nazarena pretende gozar um feriado religioso a 8 de Setembro ou se pretende transferi-lo para um laico 3 de Setembro, mais consentâneo com as suas raízes históricas”.

A Assembleia Municipal da Nazaré aprovou, ainda, na passada sexta-feira, o Plano de Actividades e Orçamento para o próximo ano, com os votos favoráveis do PSD e do presidente da Junta de Freguesia de Famalicão, e a abstenção do PS e do BE.

Contra os dois documentos, estiveram a CDU e o Grupo de Cidadãos Independentes.

Os deputados municipais aprovaram também a assinatura do contrato entre a Câmara da Nazaré e a Águas do Oeste para a cedência das infra-estruturas de saneamento, avaliadas em 579 mil euros.

Segundo o contrato, a responsabilidade dos sistemas de saneamento em “alta” da Nazaré e Valado dos Frades passam, em Janeiro próximo para a Águas do Oeste, e a sociedade concessionária do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de água e de Saneamento do Oeste.