quinta-feira, 8 de junho de 2006

Interrupção da viagem do ascensor

Flickr.com

Requerimento

Assunto: Interrupção da viagem do ascensor
Apresentado por: Manuel António Sequeira
Dirigido a: Presidente dos Serviços Municipalizados da Nazaré
Data: 12 de Junho de 2006


O ascensor que une as populações da Nazaré e do Sítio é um meio de transporte secular de grande utilidade, já que liga aquelas duas localidades em menos de três minutos, tempo que demora a percorrer os cerca de 400 metros que separam o Santuário da Nossa Senhora do centro da vila.
A sua actividade remonta a 1889, altura em que terá ficado bem claro a importância daquela ligação que passou a unir duas povoações já unidas umbilicalmente pelo mar.
O “elevador” é um autêntico ex-libris nazareno, ombreando com a pedra do Guilhim e até com o próprio promontório. A sua beleza intrínseca tem constituído motivo de procura dos turistas que nos visitam, que juntam à delícia do transporte a possibilidade de poder desfrutar de uma vista panorâmica que só uma viagem daquelas comporta.
A valorização, do ponto de vista turístico, deste meio de transporte, é um aspecto que a Nazaré não se pode dar ao luxo de desperdiçar, sob pena de vir a perder mais uma das suas valências, no que ao turismo diz respeito.
Atendendo ao crescente interesse despontado pelos inúmeros turistas que presenciam o labor daquelas carruagens e, ao abrigo das disposições legais e regimentais que disponho, venho requerer que o senhor presidente dos Serviços Municipalizados da Nazaré pondere a possibilidade de se proceder a viagens turísticas, que prevejam uma paragem a meio da linha, com o único intuito de o turista poder desfrutar do encanto a que é acometido e que assim possa fotografar a paisagem como elemento de recordação.
Proponho ainda que pondere a possibilidade das referidas interrupções serem feitas nos intervalos das viagens regulares para não afectar o normal funcionamento dos serviços nem prejudicar os demais utentes.


O deputado municipal do Bloco de Esquerda

------------------------------------
(Manuel António Sequeira)