Auditoria às contas da Câmara!

Para que se saiba quanto se gastou mal gasto. Para saber o que se pagou a quem. Não há razão para uma dívida de 40 Milhões de Euros!

Orçamento Participativo - Toda a gente decide! Quanto maior a participação, menor a corrupção.

Uma ferramenta essencial para devolver a política à democracia e à transparência. Com orçamento participativo, é a população que escolhe!

Faz, Discute, Participa!

Colabora com a campanha do Bloco - sugere, questiona, propõe! Queremos a participação de toda a gente, queremos a Nazaré democrática e participativa!

Jorge Ribeiro - deputado na Assembleia Municipal da Nazaré

Valadense, professor de Ed. Física e grande dinamizador cultural na região. Do Jazz ao Basquetebol, Jorge Ribeiro tem criado hábitos culturais e desportivos colectivos partilhando o seu prazer por estas áreas. Para a Assembleia Municipal da Nazaré apresenta propostas construtivas e mobilizadoras!

Frederico Teixeira - deputado na Assembleia de Freguesia do Valado dos Frades

Fundador da Associação de Agricultores "Cinco Rios", que ao fim de um ano conta já com mais de 60 formandos e sócios que ultrapassam as fronteiras da Freguesia e do Concelho. Interveio na Assembleia Municipal da Nazaré no anterior mandato. É deputado da Freguesia dinâmico e próximo da população, inovador e atento às necessidades do Valado.

domingo, 11 de outubro de 2009

Olha-m'este!


À direita do Pai!
Ámen!

Jorge Barroso ganhou - à vontade - as eleições na Nazaré. Sabe lá ele a luta que isso significa! É que a gente está cá para lhe roer o calcanhar.
Jorge Barroso, com a velha política do medo e do controlo, continua presidente da Câmara. Hoje uma rapariga disse-me que para a Assembleia Municipal votou Bloco, mas para a Câmara, PSD - porque está lá a trabalhar há um mês.
Eu sei que é verdade.

Hoje está a ser a grande vitória dos carnavais, da desinformação, do controlo do emprego por quem detém o poder.
Resta olhar para o PS - será que vai ser oposição? Nada! Tenho a certeza que será a repetição do que tem sido, vai aprovar e alinhar em todas as fracas ideias do PSD.

Caras amigas e caros amigos, temos muito caminho a fazer, temos muito combate. Jorge Barroso, encha-se de legitimidade, como quiser... Mas isto tem de acabar. Tem mesmo de acabar.
Eu, como eleito, não emigro. Mas compreendo que haja muita gente a fazer as malas neste momento.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Francisco Louçã defende o espaço público em S. Gião


(foto de Paulete Matos)
Francisco Louçã e Heitor Sousa visitaram a Igreja Visigótica de S. Gião, na Nazaré. Este monumento da responsabilidade do IGESPAR está fechado e abandonado desde há muito, apesar de já ter servido de estábulo ou arrecadação aos locais. Ver fotogaleria.

A visita permitiu comprovar as grandes dificuldades de acesso ao local, com centenas de buracos em poucas centenas de metros de terra batida. A Igreja está coberta com zinco e suportada por dezenas de escoras.

"Esta capela, identificada apenas nos anos 80, remonta ao séc. V como referem várias fontes", explicou Moisés Espírito Santo, relacionando este monumento a um de homenagem a Neptuno - Deus do Mar, para os Romanos.

O candidato à Assembleia Municipal da Nazaré, Fábio Salgado, afirmou que "esta peça do património nazareno, e o seu estado, são simbólicos do que representa para a Nazaré ter a autarquia com uma política de direita durante 16 longos anos". Acrescentou que "nesta área de Reservas Ecológica e Agrícola Nacionais, junto a este monumento e com as Dunas aqui ao lado, serão criados campos de golfe, resorts - o espaço público de alta qualidade é entregue ao domínio privado".

Francisco Louçã reconheceu a importância do local e da iniciativa da candidatura aos órgãos autárquicos da Nazaré. Declara que "estes grandes projectos aparecem sempre antes das eleições, prometendo mundos e fundos, milhares de empregos, quando na verdade a Nazaré precisa de uma política que respeite o que tem; que possa fixar pessoas. Por isto é tão importante que o Bloco possa eleger mais deputadas e deputados municipais e reforçar a sua intervenção na vereação".

No final da visita, António José Peixe, candidato à Câmara Municipal da Nazaré, reforçou a ideia de que "é urgente recuperar este edifício, até para recuperar parte da história desta região".

Já em resposta aos jornalistas presentes, Francisco Louçã diz que "onde parecia impossível que a esquerda tivesse expressão, o Bloco tornou elegeu o deputado para a Assembleia da República, Heitor Sousa". Acrescentou que este é "o princípio de uma grande mudança". Que exige "mais responsabilidade, mais política ambiental, mais política urbana, mais compromisso. Exige também mais defesa do passado, do património e, portanto, do presente e do futuro." O coordenador do Bloco de Esquerda acrescentou que está com "muita confiança nas próximas eleições."

Francisco Louçã concluiu que, sendo certo que há neste caso responsabilidade do Estado, o Bloco de Esquerda, intervirá sobre a Igreja de S. Gião, assim que o deputado eleito tomar posse" - o que acontecerá na próxima semana.