Auditoria às contas da Câmara!

Para que se saiba quanto se gastou mal gasto. Para saber o que se pagou a quem. Não há razão para uma dívida de 40 Milhões de Euros!

Orçamento Participativo - Toda a gente decide! Quanto maior a participação, menor a corrupção.

Uma ferramenta essencial para devolver a política à democracia e à transparência. Com orçamento participativo, é a população que escolhe!

Faz, Discute, Participa!

Colabora com a campanha do Bloco - sugere, questiona, propõe! Queremos a participação de toda a gente, queremos a Nazaré democrática e participativa!

Jorge Ribeiro - deputado na Assembleia Municipal da Nazaré

Valadense, professor de Ed. Física e grande dinamizador cultural na região. Do Jazz ao Basquetebol, Jorge Ribeiro tem criado hábitos culturais e desportivos colectivos partilhando o seu prazer por estas áreas. Para a Assembleia Municipal da Nazaré apresenta propostas construtivas e mobilizadoras!

Frederico Teixeira - deputado na Assembleia de Freguesia do Valado dos Frades

Fundador da Associação de Agricultores "Cinco Rios", que ao fim de um ano conta já com mais de 60 formandos e sócios que ultrapassam as fronteiras da Freguesia e do Concelho. Interveio na Assembleia Municipal da Nazaré no anterior mandato. É deputado da Freguesia dinâmico e próximo da população, inovador e atento às necessidades do Valado.

terça-feira, 23 de janeiro de 2007

Nazaré pela Despenalização da IVG

O Movimento Cidadania e Responsabilidade pelo SIM (MCRS) levará a cabo na sexta-feira, 2 de Fevereiro, pelas 21h no Centro Cultural da Nazaré, uma sessão pública pelo SIM no referendo à despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez. Esta sessão contará com a presença (confirmada) de Rosa Nunes; Tânia Couto, Professora; Isabel Castro, Advogada; Engº Jorge Barroso, Presidente da Câmara Municipal da Nazaré; Vítor Esgaio, Vereador e Fábio Salgado, Estudante Universitário.

Esta sessão tem como objectivo apelar ao voto SIM, ao voto que não penaliza as mulheres, que pretende acabar com a perseguição e humilhação a que mulheres portuguesas são sujeitas devido a uma lei que permite a sua prisão efectiva com duração máxima de 3 anos.

A sociedade nazarena, extremamente matriarcal, deve dar o exemplo e mobilizar-se para o voto SIM, independentemente de convicções morais, políticas ou filosóficas.

quarta-feira, 3 de janeiro de 2007

RN - Antenas fora da paisagem


Manuel Sequeira defende o fim das antenas de televisão na paisagem nazarena

Autarca quer o desaparecimento das antenas de televisão dos telhados das casas da área histórica da Nazaré

António Paulo
O deputado independente à Assembleia Municipal da Nazaré, Manuel António Sequeira, entregou ao presidente daquele órgão um requerimento no qual, com o objectivo de "melhorar o aspecto estético do centro histórico da vila", defende a retirada imediata das antenas de televisão que assolam nos telhados das habitações e que retiram todo o encanto a qualquer vista panorâmica". "Trata-se de uma medida constante em localidades com preocupações turísticas", sustenta o deputado eleito pelo BE - força política da qual se desvinculou recentemente -, acrescentando que "nessa conformidade, exigia-se que a reabilitação urbana do centro histórico previsse, naturalmente, a instalação de uma rede de televisão por cabo, sem prejuízos para os cofres dos moradores".

De acordo com o requerimento de Manuel António Sequeira "os financiamentos para estes projectos estão aí, é só abrir o baú da vontade política para que o desaparecimento daquelas monstruosidades seja uma realidade", exemplificando que "em casos idênticos ocorridos noutras regiões de Portugal, entram em casa dos moradores, com nítida melhoria de sinal, os quatro canais generalistas - RTP 1 e 2, SIC e TVI - sem qualquer custo acrescido".

O autarca esclarece no documento que "caso os moradores desejem subscrever outros canais fornecidos pela distribuidora de sinal de televisão apenas pagam a importância correspondente aos serviços adquiridos. No caso de não desejarem ter mais nenhum, para além dos que são captados em antenas hertzianas, os residentes não têm que pagar qualquer importância à distribuidora". "Trata-se, de um modelo adoptado por inúmeras edilidades interessadas em acabar de vez com a triste imagem fornecida pelo cemitério de antenas com nítidas repercussões no ambiente local", argumenta.

Com base nestes pressupostos constantes do requerimento, Manuel António Sequeira "delega na vontade política do chefe do executivo da Câmara as negociações com as distribuidoras de televisão por cabo a operar na área, no sentido de abrir caminho ao desaparecimento das inestéticas antenas de televisão e, ao mesmo tempo, poder partilhar com o turista a beleza de um património que é prejudicado por uma nefasta acção do homem".