Auditoria às contas da Câmara!

Para que se saiba quanto se gastou mal gasto. Para saber o que se pagou a quem. Não há razão para uma dívida de 40 Milhões de Euros!

Orçamento Participativo - Toda a gente decide! Quanto maior a participação, menor a corrupção.

Uma ferramenta essencial para devolver a política à democracia e à transparência. Com orçamento participativo, é a população que escolhe!

Faz, Discute, Participa!

Colabora com a campanha do Bloco - sugere, questiona, propõe! Queremos a participação de toda a gente, queremos a Nazaré democrática e participativa!

Jorge Ribeiro - deputado na Assembleia Municipal da Nazaré

Valadense, professor de Ed. Física e grande dinamizador cultural na região. Do Jazz ao Basquetebol, Jorge Ribeiro tem criado hábitos culturais e desportivos colectivos partilhando o seu prazer por estas áreas. Para a Assembleia Municipal da Nazaré apresenta propostas construtivas e mobilizadoras!

Frederico Teixeira - deputado na Assembleia de Freguesia do Valado dos Frades

Fundador da Associação de Agricultores "Cinco Rios", que ao fim de um ano conta já com mais de 60 formandos e sócios que ultrapassam as fronteiras da Freguesia e do Concelho. Interveio na Assembleia Municipal da Nazaré no anterior mandato. É deputado da Freguesia dinâmico e próximo da população, inovador e atento às necessidades do Valado.

sexta-feira, 28 de julho de 2006

DN Online: 'Karaoke' na Nazaré

DN Online: 'Karaoke' na Nazaré: "Do alto do promontório, junto ao farol, mal se avista a figura de um homem entre o amarelo e o negro das rochas. Está 400 metros abaixo, num precário jogo de equilíbrio em que qualquer pé em falso o lançaria ao mar. Pesca percebes, como os que Filomena vende ali bem perto ao abrigo de um guarda-sol, no Sítio, santuário de muitas romarias onde tudo serve para negócio mas, àquela hora, quase nada se compra. "

Artigo de reportagem sobre a Nazaré. De facto, dá grande destaque ao Karaoke que teve palco na Praça Dr. Manuel Arriaga. Um investimento na anti-cultura. É a diversão e atractividade que temos...

domingo, 16 de julho de 2006

A queda de um anjo

[artigo de opinião de Manuel Sequeira publicado no Região de Cister de 13 de Julho 2006]

As últimas intervenções do chefe do executivo camarário nazareno denotam um acentuado grau de irritabilidade pouco próprio de quem está à frente de uma autarquia há tanto tempo.

O último episódio dessa prepotência teve lugar na assembleia municipal de 30 de Junho, em que o líder da comarca deu um autêntico recital catalogando os deputados municipais, bancada do PSD incluída, como autênticos mentecaptos, incapazes de descortinar que o implemento de “assessores” é um bem maior e que advém de atitudes filantrópicas dos seus mentores e executores. Para além disso, o chefe do executivo insiste em demonstrar a sua sapiência em matéria de grande relevância para o concelho. A teoria do saco de plástico e da perigosidade que aquele objecto pode representar para a segurança pública, em matéria de saneamento básico “roubou” à assembleia uma belíssima meia hora.

O chefe do executivo já não suporta as interpelações da oposição, é certo. Comporta-se como se fosse detentor de uma clara e sólida maioria. Todos sabemos que o cargo provoca desgaste, mas também sabemos que quem se predispõe a avançar para mais um mandato tem que estar no pleno das suas faculdades.

A atitude do chefe do executivo merecia de toda a bancada uma medida energética, para que casos como aqueles que aconteceram a 30 de Junho, não voltem a repetir-se. E isto, porque a oposição vai sempre, dentro daquilo que são as regras democráticas, interpelar a acção executiva e não está para receber autênticos atestados de incompetências e muito menos ser destratada, como o fora.

A política tem regras e é dentro dessas regras que nos devemos balizar. Ao cansaço político devemos responder com moderação e se assim mesmo perdurar a fadiga, pede-se escusa ou em última instância vamos para novo acto eleitoral com novos actores.

Não podemos ter medo das acções e do confronto. O que devemos ter sempre presente é o gesto e nunca a arrogância, que se pode revelar má conselheira.

O chefe do executivo pode usar dos tiques políticos que quiser, até porque dispõe de uma confortável maioria simples, conferida em sufrágio local. É, segundo essa premissa que a sua política deve ser orientada e nunca segundo os “bitates” ofensivos, típicos de personalidades distantes daquelas que conhecêramos ao actual chefe do executivo.

Por muito que lhe custe existem abordagens resultantes da sua acção governativa que uma oposição que se preze não pode deixar de mencionar.

E se ainda assim, o verniz continuar a estalar, então a solução será lançar acetona e diluir a nódoa para se rumar para outras direcções.

O período de beatificação terá findado. O anjo que conhecêramos terá virado “diabo”?

sexta-feira, 14 de julho de 2006

RN - BE quer Conselho da Juventude

Rádio Nazaré - Manuel Sequeira, deputado na Assembleia Municipal da Nazaré eleito pelo Bloco de Esquerda (BE), quer que a autarquia proceda à criação de um Conselho Municipal de Juventude, por considerar tratar-se de “um elemento importante do exercício de cidadania e que deve constituir um estímulo à gestão municipal”.

domingo, 9 de julho de 2006

TF - Opinião de Adelino Granja

A opinião de Adelino Granja, deputado à Assembleia Municipal de Alcobaça pelo Bloco de Esquerda.

Tinta Fresca: "Muitas análises já foram efectuadas sobre a orientação do voto no BE nas últimas autárquicas. Desde o voto de contestação face a todos os outros partidos que se sedimentaram na cena política nestes últimos trinta anos, até ao voto de revolta contra todos os outros candidatos, passando pelo voto de confiança que o BE tinha recebido nas eleições legislativas. Mas sem dúvida que o voto do BE se enraizou mais na juventude, tendo em atenção os resultados obtidos nas mesas dos eleitores recentes."