Auditoria às contas da Câmara!

Para que se saiba quanto se gastou mal gasto. Para saber o que se pagou a quem. Não há razão para uma dívida de 40 Milhões de Euros!

Orçamento Participativo - Toda a gente decide! Quanto maior a participação, menor a corrupção.

Uma ferramenta essencial para devolver a política à democracia e à transparência. Com orçamento participativo, é a população que escolhe!

Faz, Discute, Participa!

Colabora com a campanha do Bloco - sugere, questiona, propõe! Queremos a participação de toda a gente, queremos a Nazaré democrática e participativa!

Jorge Ribeiro - deputado na Assembleia Municipal da Nazaré

Valadense, professor de Ed. Física e grande dinamizador cultural na região. Do Jazz ao Basquetebol, Jorge Ribeiro tem criado hábitos culturais e desportivos colectivos partilhando o seu prazer por estas áreas. Para a Assembleia Municipal da Nazaré apresenta propostas construtivas e mobilizadoras!

Frederico Teixeira - deputado na Assembleia de Freguesia do Valado dos Frades

Fundador da Associação de Agricultores "Cinco Rios", que ao fim de um ano conta já com mais de 60 formandos e sócios que ultrapassam as fronteiras da Freguesia e do Concelho. Interveio na Assembleia Municipal da Nazaré no anterior mandato. É deputado da Freguesia dinâmico e próximo da população, inovador e atento às necessidades do Valado.

sexta-feira, 30 de junho de 2006

Compromisso de Honra

Apresentado na Ass. Municipal de 30 de Junho 06
disponível em [pdf]

1. O turismo na Nazaré vive momentos conturbados com indicadores preocupantes. Os elementos envolvidos num sector de enorme importância como é o do Turismo, têm responsabilidades directas, por terem contribuído em larga escala para denegrir aquilo que em tempos era tido como um paraíso balnear.
2. Passado todos estes anos, a Nazaré vê-se confrontada com políticos que, em defesa do engrandecimento pessoal, projectam o nome da terra e até da região para as bocas do mundo e sempre pelas piores razões.
3. A discussão à volta da falésia e a sua projecção mediática são um exemplo paradigmático daquilo que um político não deve nunca fazer, sob pena de colaborar na despromoção de uma área que deveria ser de lazer e na despromoção de uma terra que tem na beleza natural e na hospitalidade das suas gentes a sua grande oferta turística. Que se conheça ninguém escolhe o Cabo Carvoeiro ou Espichel para práticas suicidas e sabe-se das condições que aquela zona reúne para semelhantes práticas. Acontece que ali os suicídios não são publicitados como o são aqui. Cabe a nós, defender aquilo que é nosso.
Considerando que a projecção política pode não corresponder à incomensurável dimensão do ego de cada um de nós.
Considerando que a Nazaré vive de uma boa imagem exterior.
Considerando que não devem ser os políticos a obstaculizar o desenvolvimento local, dado que a discussão pública de assuntos que envolvem algum melindre podem prejudicar a curto prazo a imagem da Nazaré.
Considerando todos estes itens e atendendo a que estamos à porta de mais uma época balnear pede-se a todos os intervenientes políticos locais que usem da contenção verbal sempre que estão em causa os altos valores nazarenos. Pede-se que ainda que subscrevam um compromisso de honra na tentativa de fazer valer esta condição, que não pretende calar uma oposição, mas sim valorizar uma terra, uma região.
Centrê-mo-nos pois no combate estritamente político e deixê-mo-nos de confabulações holliodescas com graves reflexos na economia local.
Esta moção deverá ser enviada a todos os agentes políticos da Nazaré que não tenham assento nesta assembleia, nomeadamente os presidentes das diferentes comissões partidárias.

Assembleia Municipal, 30 de Junho de 2006

(Manuel António Sequeira)

Conselho Municipal de Juventude

Proposta em Assembleia Municipal:
disponível em [pdf]

Considerando que a criação de estruturas consultivas do município para todas as áreas de intervenção que dêem voz a associações representativas de camadas e grupos sociais
interessados nessa intervenção é um elemento importante do exercício de cidadania e que deve constituir um estímulo à gestão municipal;
Considerando que existem condições para a Câmara Municipal da Nazaré, consagrar a existência do Conselho Municipal de Juventude, tendo em vista o fomento do diálogo e o intercâmbio de experiências e opiniões entre as organizações juvenis do concelho e a promoção da reflexão por parte de todos os parceiros, quanto aos problemas, aspirações e necessidades sentidas pela população juvenil do concelho;
Considerando a necessidade de estimular o desenvolvimento do movimento associativo de jovens no concelho da Nazaré, definindo estratégias que incentivem a integração dos jovens nestas estruturas juvenis;
Considerando ainda a necessidade de facilitar a cooperação e a troca de informação entre as associações juvenis concelhias e outras organizações nacionais e internacionais.
Proponho que a Câmara Municipal da Nazaré delibere submeter à apreciação desta Assembleia Municipal a criação de um Conselho Municipal de Juventude, organismo de auscultação, informação e consulta junto da Câmara Municipal de Nazaré com o Regulamento que se junta e que faz parte integrante desta proposta.

Nazaré, 30 de Junho de 2006

O deputado municipal do Bloco de Esquerda

Manuel António Sequeira

RL - Ass. Municipal deverá aprovar moção

regiaodeleiria.pt: "A Assembleia Municipal da Nazaré, que reúne hoje à noite em sessão ordinária para discutir questões ligadas ao regulamento da via pública, deverá também aprovar uma moção do Bloco de Esquerda (BE), que recomenda contenção aos políticos quando comentarem os suicídios no Promontório."

terça-feira, 20 de junho de 2006

Assembleia de Freguesia da Nazaré

Na Reunião de hoje, a Mesa informou os deputados de que a empresa que tinha vencido o concurso para a construção da nova sede da Junta declinou o convite em virtude de o prazo estabelecido na lei ter expirado.
No entanto o executivo informou que a DGAL mantém as verbas para 2007, o que faz com que a obra tenha que ter início nesse ano, correndo-se o risco de perder as verbas na sua totalidade.

sexta-feira, 9 de junho de 2006

RN - Elevador

Rádio Nazaré - BE quer elevador a fazer viagens turísticas.

quinta-feira, 8 de junho de 2006

Interrupção da viagem do ascensor

Flickr.com
Requerimento

Assunto: Interrupção da viagem do ascensor
Apresentado por: Manuel António Sequeira
Dirigido a: Presidente dos Serviços Municipalizados da Nazaré
Data: 12 de Junho de 2006


O ascensor que une as populações da Nazaré e do Sítio é um meio de transporte secular de grande utilidade, já que liga aquelas duas localidades em menos de três minutos, tempo que demora a percorrer os cerca de 400 metros que separam o Santuário da Nossa Senhora do centro da vila.
A sua actividade remonta a 1889, altura em que terá ficado bem claro a importância daquela ligação que passou a unir duas povoações já unidas umbilicalmente pelo mar.
O “elevador” é um autêntico ex-libris nazareno, ombreando com a pedra do Guilhim e até com o próprio promontório. A sua beleza intrínseca tem constituído motivo de procura dos turistas que nos visitam, que juntam à delícia do transporte a possibilidade de poder desfrutar de uma vista panorâmica que só uma viagem daquelas comporta.
A valorização, do ponto de vista turístico, deste meio de transporte, é um aspecto que a Nazaré não se pode dar ao luxo de desperdiçar, sob pena de vir a perder mais uma das suas valências, no que ao turismo diz respeito.
Atendendo ao crescente interesse despontado pelos inúmeros turistas que presenciam o labor daquelas carruagens e, ao abrigo das disposições legais e regimentais que disponho, venho requerer que o senhor presidente dos Serviços Municipalizados da Nazaré pondere a possibilidade de se proceder a viagens turísticas, que prevejam uma paragem a meio da linha, com o único intuito de o turista poder desfrutar do encanto a que é acometido e que assim possa fotografar a paisagem como elemento de recordação.
Proponho ainda que pondere a possibilidade das referidas interrupções serem feitas nos intervalos das viagens regulares para não afectar o normal funcionamento dos serviços nem prejudicar os demais utentes.


O deputado municipal do Bloco de Esquerda

------------------------------------
(Manuel António Sequeira)

sexta-feira, 2 de junho de 2006

RL - Autarcas aderem ao Bloco de Esquerda

regiaodeleiria.pt - Adelino Granja e Manuel Sequeira aderem ao Bloco de Esquerda.